Essa foto foi tirada no dia 26 em Praga, por minha amiga Alena Mrázová, uma checa que fala muito bem o português e é tradutora dos nossos escritores por lá. Estive, não no Natal, mas passei um 6 de janeiro, Dia de Reis, nessa cidade. Vi manifestações que não via desde a infância, crianças vestidas de Reis Magos pelas ruas, cantando...
A imagem traduz bem o espírito natalino: uma árvore bonita, montada em pleno centro histórico, sem agredir a paisagem e absolutamente integrada a ela. E, o mais importante: sem engarrafar o local, sem um circo montado em torno e sem um banco patrocinando. Sabe por que? Porque os moradores daquela linda cidade jamais permitiram que isso acontecesse.
Enquanto isso, na terra de ninguém, no reino "não-tão-distante", qualquer um que se dispõe a aplicar um dinheirinho pode usar-se de um bem público para fazer a sua propaganda, como por exemplo, no espelho d'água tombado da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Cariocas, mexam-se! Não se vendam por tão pouco. Não aceitem que logomarcas andem pelas ruas com bicicletinhas, nem árvores natalinas que entopem o caminho e sujam a paisagem natural!

Nenhum comentário:
Postar um comentário